Unimed Norte / Nordeste

Principal > Informativos > ‘Dia Rosa’ lembra importância da prevenção ao câncer de mama

11 de outubro de 2019

‘Dia Rosa’ lembra importância da prevenção ao câncer de mama

É Outubro e o mês é rosa. E para despertar a atenção para uma doença que de fazer quase 60 mil novas vítimas, a ampla maioria mulheres, em 2019, a Unimed Norte/Nordeste promoveu nesta sexta-feira (11), em sua sede, na Capital, o ‘Dia Rosa’, mobilização que vestiu todos os seus colaboradores na cor da campanha que chama atenção da sociedade sobre o combate e a prevenção do câncer de mama.

A atividade integra a programação desenvolvida pela Unimed Norte/Nordeste e que prevê ações e iniciativas voltadas aos colaboradores e clientes. Dicas de saúde, distribuição de informativos, palestras e o ‘Dia Rosa’, que ocorrerá todas as sextas-feiras mobilizam e movimentam o dia a dia da cooperativa que tem 42 anos de história.

O ‘Dia Rosa’, que ocorrerá todas as sextas-feiras de mês reunindo os colaboradores da Unimed Norte/Nordeste, chama a atenção para uma luta de todos contra o câncer, doença que em seu tipo mamário é mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 24,2% do total de casos de câncer femininos no mundo em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos, sendo a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

A campanha pretende promover a conscientização para o tema e fazer com que cada colaborador seja um agente massificador junto aos clientes e a sociedade.

Sobre a doença

O câncer de mama não tem uma causa única, seu surgimento decorre do resultado da interação de fatores genéticos, estilo de vida, hábitos reprodutivos e meio ambiente.  A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama.

O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença. Logo, todas as mulheres devem realizar a mamografia regularmente dos 50 aos 69 anos.

Sobre a Unimed – A Federação Interfederativa Unimed Norte/Nordeste é uma cooperativa de trabalho médico, fundada no dia 15 de setembro de 1977, após vinculação das cooperativas de João Pessoa, Campina Grande e Recife. Com 42 anos de história, a Unimed é uma Federação Interfederativa, que representa institucionalmente os interesses do Sistema Regional, composto por 23 mil médicos cooperados e 66 Unimeds, distribuídas do Acre à Bahia em 06 federações estaduais e 60 singulares que cobrem cerca de 90% dos municípios das regiões Norte e Nordeste, oferecendo saúde e serviços de qualidade a mais de 3 milhões de clientes.

A Unimed Norte/Nordeste integra o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e, também, a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 90% do território nacional e constituída por 115 mil médicos cooperados, 18 milhões de beneficiários, 2.506 hospitais credenciados, 119 hospitais próprios, além de prontoatendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.